Obrigatoriedade do farol baixo nas estradas a qualquer hora

A partir da última sexta-feira, dia 08 de julho, se tornou obrigatório por lei o uso do farol baixo aceso durante o dia em rodovias.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, o DENATRAN, reduzir o número de acidentes e colisões frontais são objetivos da determinação. Com o farol acesso, a visibilidade do motorista aumenta no reconhecimento dos outros veículos na via, e também na percepção de distância e velocidade do veículo que está na pista oposta no caso de ultrapassagens. Por isso a medida será válida para qualquer tipo de rodovia, incluindo as que passam por trecho urbanos.

O farol de neblina não é aceito como farol baixo, e a única exceção da lei é para a luz diurna de led, a faixa de lâmpadas que alguns carros mais novos têm e é acionado automaticamente quando o carro é ligado.

O descumprimento dessa exigência é considerado infração média ao motorista, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$85,13. Em novembro deste ano, o valor da multa já sofre reajuste e passa para R$130,16.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>