Lançamento do FiscalizaSP

Na noite de quinta-feira, dia 07 de julho, o Plenário da Câmara Municipal foi o local escolhido para o lançamento de uma ferramenta aliada a democracia. O evento contou com a presença do Senador João Capiberibe e tinha como como foco o lançamento do FiscalizaSP, uma página em rede social a disposição dos internautas e que tem como objetivo ajudar o cidadão no entendimento sobre a prestação das contas públicas.

A transparência e o acesso à informação estão previstos na Constituição Federal como direito do cidadão. Por isso, os municípios brasileiros tem o dever de divulgar em seus portais as contas da gestão fiscal.

O Senador João Capiberibe é o autor da lei de transparência, que determina esse dever. E durante o encontro na Câmara, o senador discursou sobre fatos da história do país que colaboraram para a democracia e ressaltou a importância da mobilização da sociedade para colaborar com um controle social.

Além da página FiscalizaSP, outros recursos podem dar acesso as contas públicas. No site fiscalizeagora.org, o internauta escolhe o estado, a cidade, o ano  de referência e o assunto a ser pesquisado. Dessa forma, o resultado da busca é a relação dos gastos públicos do município.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>